Lando Norris admitiu que a McLaren alcançou o melhor resultado possível na qualificação para o Grande Prémio da Áustria, apesar de esperar um desempenho mais forte depois de um início de fim de semana encorajador.
A McLaren entrou no sábado com esperanças de lutar pelas primeiras posições após mostrar um ritmo impressionante durante os treinos livres de sexta-feira no Red Bull Ring. No entanto, a equipa apenas conseguiu qualificar-se em sexto e sétimo lugares, com Norris à frente do companheiro de equipa Oscar Piastri na terceira fila da grelha.
O piloto da Mercedes, George Russell, conquistou a pole position, enquanto a Ferrari garantiu o segundo e o terceiro lugares com Charles Leclerc e Lewis Hamilton. Max Verstappen qualificou-se em quinto, imediatamente à frente de Norris, apesar de ter sofrido um acidente na sua última volta rápida na Q3, perdendo a oportunidade de melhorar o seu tempo.
Embora a posição final na grelha tenha sido dececionante, Norris afirmou que as diferenças extremamente reduzidas entre as equipas da frente significavam que a McLaren dificilmente poderia ter conseguido mais.
"Provavelmente esperávamos um pouco mais em termos de posição", admitiu Norris. "Mas as margens foram incrivelmente pequenas, e a minha volta foi bastante boa."
O atual campeão mundial de Fórmula 1 explicou que apenas uma volta excecional teria sido suficiente para ganhar algumas posições, acrescentando que a McLaren extraiu praticamente tudo o que era possível do seu pacote atual.
"É preciso uma volta absolutamente incrível num dia como o de hoje para ganhar algumas posições, e essas voltas não acontecem com muita frequência", afirmou. "Estivemos o mais perto possível, e hoje os outros simplesmente não cometeram os erros de que precisávamos."
Norris aceitou o resultado sem frustração, insistindo que a McLaren está exatamente na posição que merece com base no seu atual nível de desempenho.
"Estamos simplesmente onde merecemos estar", afirmou.
Apesar do contratempo na qualificação, o piloto britânico continua otimista para a corrida de domingo. As temperaturas elevadas deverão aumentar a degradação dos pneus, tornando a estratégia e a gestão da corrida mais importantes do que a velocidade numa única volta.
Norris acredita que a McLaren ainda pode lutar por um resultado forte se conseguir gerir eficazmente os pneus e aproveitar as oportunidades ao longo das 71 voltas da corrida.
"A corrida vai ser extremamente quente e a degradação dos pneus será um fator muito importante, tal como aconteceu em Barcelona", explicou Norris. "Muita coisa pode acontecer com a estratégia e as paragens nas boxes. Se gerirmos bem a corrida e aproveitarmos as oportunidades, estaremos numa boa posição para alcançar um bom resultado."
A McLaren espera que o seu ritmo de corrida seja mais competitivo do que a sua velocidade em qualificação, depois de ter mostrado um desempenho encorajador nas simulações de corrida durante os treinos.
Para Norris, o Grande Prémio da Áustria representa também mais uma oportunidade para regressar ao lugar mais alto do pódio. O atual campeão mundial continua à procura da sua primeira vitória da temporada de 2026 e estará determinado a ganhar impulso antes do Grande Prémio da Grã-Bretanha do próximo fim de semana, em Silverstone.
ADD A COMMENT :