A fabricante italiana confirmou nesta quarta-feira que o piloto de 29 anos deixará a equipe de fábrica da Ducati ao término do campeonato. Figura central na era recente de sucesso da marca, Bagnaia ajudou a consolidar a competitividade da Ducati no MotoGP, mas agora se prepara para um novo capítulo em sua carreira.
Promovido à equipe oficial em 2021, o italiano é amplamente especulado como possível reforço da Aprilia a partir de 2027, onde poderia se juntar ao compatriota e atual líder do campeonato Marco Bezzecchi. Apesar de não haver confirmação oficial por parte da Ducati, as especulações sobre seu futuro aumentam há meses.
O CEO da Ducati, Claudio Domenicali, homenageou o piloto, destacando sua importância para a história recente da fabricante. Ele ressaltou seu desenvolvimento dentro da equipe e seu papel fundamental no retorno da Desmosedici às vitórias no MotoGP.
Bagnaia conquistou títulos consecutivos em 2022 e 2023, encerrando uma longa espera da Ducati por um campeonato na categoria principal. O título de 2022 foi especialmente simbólico, sendo o primeiro da marca em 15 anos.
Desde então, porém, seu desempenho caiu, especialmente após a disputa acirrada de 2024, quando terminou a apenas 10 pontos do campeão Jorge Martín. Na temporada passada, ficou em quinto lugar no campeonato, atrás do companheiro de equipe Marc Márquez.
Este ano também tem sido difícil para o italiano, que ocupa atualmente a sétima posição no Mundial, com apenas uma vitória — conquistada na corrida sprint do Grande Prêmio da República Tcheca.
A Ducati já confirmou que Marc Márquez permanecerá na equipe de fábrica por mais duas temporadas, consolidando o futuro da formação enquanto Bagnaia se prepara para seguir em frente.
ADD A COMMENT :